A carteira Small Caps teve rendimento de 4,45% no mês de novembro, ficando 1,61 ponto percentual abaixo do índice, que alcançou 6,06%. Essa diferença está relacionada ao perfil de volatilidade menor da carteira, que tende a performar abaixo em períodos de alta muito intensa no mercado.
No entanto, no acumulado desde julho de 2022, a carteira apresenta rentabilidade de 89,7%, frente a 19,2% do índice, reforçando a eficiência da estratégia no longo prazo.
Receba Informações do Mercado Financeiro em Tempo Real. Entre para nossa Comunidade no Whatsapp!!!
Desempenho dos principais ativos
Destaques do mês incluíram a ação da Anima, beneficiada pela alta da bolsa e seu perfil de maior volatilidade. O principal destaque foi Copasa, que apresentou a maior valorização do portfólio. Apesar do seu perfil mais conservador, o processo de privatização impulsionou seu desempenho em novembro, posicionando-a como uma ação em momento positivo no mercado.
Proventos e dividendos pagos em novembro
A carteira distribuiu dividendos de duas empresas: Alupar pagou 0,30 real por ação, e Morrado B, 0,60 real por ação, totalizando um dividend yield de 0,31% para o mês. O dividend yield acumulado no ano está próximo de 5%, embora o foco da carteira seja ganho de capital.
Alterações na carteira
Foram realizadas trocas importantes, com a saída de Alupar e Brava para entrada de C&A e Tenda. A retirada de Brava foi motivada pelo resultado do terceiro trimestre que indicou, conforme comunicado da empresa, um ano de 2026 voltado a investimentos sem distribuição de dividendos extras ou recompras, cenário que gerou descontentamento.
A saída de Alupar ocorreu para viabilizar a entrada das novas ações, escolhendo o ativo menos atraente para remoção.
Perfil da carteira e múltiplos médios
A composição atual da carteira apresenta preço/lucro médio estimado para 2026 de 9,3 vezes, superior à média histórica de 6 a 7 vezes, influenciada pela alta do mercado e pela inclusão de ativos com múltiplos maiores.
Copasa, devido ao processo de privatização, valoriza-se no curto prazo por expectativa de crescimento futuro. Iguatemi e Smartfit também fazem parte da carteira, sendo que esta última negocia a 16 vezes lucro, refletindo sua perspectiva de crescimento anual de até 20%, o que tende a reduzir seu múltiplo em alguns anos.
Também foram incorporadas ações de C&A e Tenda, ambas com potencial de crescimento, fortalecendo a posição para momentos positivos na bolsa.
Esta estratégia busca equilibrar crescimento e volatilidade, posicionando a carteira para aproveitamento das oportunidades do mercado.
Assista aqui ao vídeo completo explicando mais da carteira Small Caps!!
Este conteúdo foi produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial




