Abra sua conta

Invista com a melhor escolha para os seus investimentos.
Obrigado!
Entraremos em contato em breve.
Fechar
Ops, algo deu errado. Tente novamente.
Conteúdo Blue3

Conteúdo

Últimas notícias

🚨 RESUMÃO DA SEMANA MORADA CAPITAL 🚨 (24 a 28 de novembro de 2025)

1.  A prévia da inflação oficial no País acelerou de 0,18% em outubro para 0,20% em novembro. Apesar do avanço, a taxa foi a mais branda para o mês desde 2019, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado fez […]

1.  A prévia da inflação oficial no País acelerou de 0,18% em outubro para 0,20% em novembro. Apesar do avanço, a taxa foi a mais branda para o mês desde 2019, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado fez a inflação acumulada em 12 meses arrefecer pelo segundo mês consecutivo, passando de 4,94% em outubro para 4,5% em novembro, descendo ao teto da meta perseguida pelo Banco Central pela primeira vez desde janeiro.

A meta de inflação é de 3%, com teto de tolerância de 4,5%. Em novembro, o IPCA-15 trouxe pressão de serviços ligados ao turismo, como passagem aérea, hospedagem e pacote turístico. Os três subitens foram responsáveis por 65% de toda a inflação de novembro.

Receba Informações do Mercado Financeiro em Tempo Real. Entre para nossa Comunidade no Whatsapp!!!

2.  O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, voltou a afirmar que a elevação dos juros, que subiu a taxa básica Selic de 10,50% para 15% desde setembro de 2024, tem sido capaz de recolocar a inflação sob controle.

“Trajetória tem sido próxima ao que fora planejado pelo Banco Central”, afirmou em evento online Perspectivas 2026, promovido pelo Itaú BBA. Dados novos continuam apontando que a política monetária está funcionando, mas de forma bastante lenta.

Indicadores de inflação e atividade têm evoluído positivamente. Já a atividade econômica brasileira segue em ritmo de desaceleração, como mostrou o último IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), prévia do PIB, que recuou 0,89% no terceiro trimestre de 2025.

“O crescimento que está resiliente, respondendo a questões estruturais da economia brasileira e pela força de trabalho”, afirmou. Galípolo disse que o Banco Central segue acompanhando os dados econômicos para tomar as próximas decisões sobre juros.

O presidente do BC destacou que o órgão continua guiado pela divulgação dos indicadores à medida que eles forem sendo revelados. E que, por isso, o BC “segue vigilante” e que “fará ajustes necessários em função dos fatos”.

Acesse análises valiosas em tempo real na palma da mão! Não perca nenhuma oportunidade! Baixe GRATUITAMENTE o App da Blue Research agora e esteja sempre um passo à frente no mercado financeiro. 📲

3.  Contrariado com Jorge Messias ser escolhido para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), o Senado aprovou uma pauta-bomba que cria despesas bilionárias com agentes de saúde. Foram 57 votos a favor e nenhum contra. O texto agora vai para a Câmara.

O recado foi para Lula. Ele desagradou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ao não indicar o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), aliado de Alcolumbre. O petista optou por Messias, que é advogado-geral da União e considerado homem de confiança do petista.

A sabatina dele vai ser no dia 10, restando pouco tempo para ele convencer senadores a votar por ele. Alcolumbre desengavetou um projeto que prejudica as contas do governo. A proposta facilita a aposentadoria de agentes de saúde e de combate a endemias e também aumenta o valor de seus benefícios.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também não fala com o líder do PT entre os deputados. A revelação do fim das relações pessoais entre ambos ocorreu ontem durante entrevista de Motta à Folha de S.Paulo. A partir de agora, haverá somente relação institucional.

Tome as MELHORES DECISÕES financeiras com o suporte de quem realmente entende do assunto. Fale com nossos Especialistas!

4.  A economia brasileira gerou 85,1 mil empregos formais em outubro, informou nesta quinta-feira o Ministério do Trabalho e do Emprego.

O resultado veio de 2,27 milhões de contratações e 2,19 milhões de demissões ao longo do mês. O saldo representa uma queda de 35,3% na comparação com outubro do ano passado, quando haviam sido criados aproximadamente 131,6 mil empregos com carteira assinada.

No total, o país encerrou outubro de 2025 com 48,99 milhões de trabalhadores formais. O número é maior que o registrado em setembro (48,91 milhões) e também supera o de outubro de 2024 (47,66 milhões).

Mesmo positivo, o saldo de outubro foi o mais fraco para o mês desde o início da série histórica do novo Caged, em 2020.

Conheça mais sobre a Morada Capital!!!

5.  A Bolsa de Valores registrou essa semana uma alta de 2,77%, fechando aos 159.072 pontos. Já o dólar fechou em queda de 1,11%, cotado a 5,34/usd. No ano, a bolsa brasileira sobe 30% e o dólar cai 10,2%. Nos EUA, o S&P sobe 16,7% e o Nasdaq sobe 21,2% no ano. (Fonte: Bloomberg)

Bom final de Semana!
Felipe Arslan, CEO da Morada Capital

Últimas notícias

Para quem quer acompanhar, em tempo real, as principais atualizações do mercado financeiro, direto do portal Its Money.

Ver tudo

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail os melhores conteúdos sobre investimentos.

Ops! Algo deu errado. Tente novamente.